A Importância do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil

A educação infantil deixou de ser cuidadora e assumiu um papel importante na infância como etapa crucial para o desenvolvimento humano.
Com essa mudança exigiu mudanças na pratica pedagógica, pois agora é pautada no direito do conhecimento, reflexão, investigação, estabelecer relações afetiva, a ser responsável em relação ao meio, obtenção de conhecimento pessoal, social, lúdica e a se  expressar por diferentes linguagens, tornando o sujeito aprendente.
A educação infantil a primeira etapa da Educação Básica (LDB 96) tem por finalidade o desenvolvimento da criança até os 6 anos. O que norteia o trabalho desenvolvido é o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
O Referencial é dividido em 3 volumes, onde apresentam reflexões, fundamentação e orientações de eixos a serem trabalhados.
O primeiro volume é Introdução, o segundo aborda a experiência na Formação Pessoal e Conhecimento que contem o eixo  de trabalho que favorece os processos de construção da Identidade e Autonomia. O terceiro contempla experiências de Conhecimento de Mundo que contem documentos referentes aos eixos orientados para a construção de linguagens e para a relações que estabelecem os objetos de conhecimentos:
·       Movimento
·       Músicas
·       Artes Visuais
·       Linguagem Oral e Escrita
·       Natureza e Sociedade
·       Matemática
Neste documento há contribuição para o planejamento, desenvolvimento e avaliação da prática educativa que considerem a pluralidade e diversidade étnica, religiosa, de gênero, social e cultural das crianças.
A função do Referencial é contribuir com as práticas e programa de educação infantil, socializando informações, discussões e pesquisas, subsidiando o trabalho educativo.